segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O veneno da língua









O veneno da língua Conta-se que certa vez um mercador grego, rico, ofereceu um banquete com comidas especiais. Chamou seu escravo e ordenou-lhe que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria. O escravo retornou com belo prato. O mercador removeu o pano e assustado disse: - Língua?! Este é o prato mais delicioso? O escravo, sem levantar a cabeça, respondeu: - A língua é o prato mais delicioso, sim senhor. É com a língua que pedimos água, dizemos "mamãe", fazemos amigos, perdoamos. Com a língua reunimos pessoas, dizemos "meu Deus", oramos, cantamos, dizemos "eu te amo"... O mercador, não muito convencido, quis testar a sabedoria de seu escravo, e o mandou de volta ao mercado, desta vez para trazer o pior alimento. O escravo voltou com um lindo prato, coberto por fino tecido. O mercador, ansioso, retirou o pano para conhecer o pior alimento. - Língua, outra vez?! Disse, espantado. -Sim, língua, respondeu o escravo. É com a língua que condenamos, separamos, provocamos intrigas, ciúmes, contendas, blasfemamos contra Deus, etc.

Jesus disse: "Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Mt.12:33,34) O que isto significa? Que conhecemos as pessoas através das atitudes delas.

Jesus disse: "O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más." (Mt.12:35) Encontramos muitas pessoas que possuem uma característica bastante distinta da característica de Deus, e que por um ato ou gesto de gentileza realizado por essa pessoa chegamos afirmar que as suas atitudes são agradáveis aos olhos do Senhor. Mais Jesus disse "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mt.7:20)
Sem falar que, além de o ser humano agir dessa forma, chegam a falar tantas coisas precipitadamente que acabam arruinando a vida de outras pessoas e inclusive a sua própria vida. Jesus disse: "Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.” (Mt.12:36,37), "O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios tem perturbação."(Pv.13:3)
E, porque também não falamos das pessoas que com o poder da língua acabam envenenando outras por causa de algum que lhe pertence. E acabam desiludidas, equivocadas, insensatas, tornando-se pessoas soberbas, rancorosas, prepotentes e até mesmo preconceituosas. "E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para que será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus."(Mt.12:15-21)

Então, concluindo esse assunto. "Meus irmãos, muitos de vós nãos sejam mestres, sabendo que receberão mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo seu corpo. Vede também as naus, que sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também e um fogo; como um mundo de iniqüidade, a língua está posta entre nossos membros, e contamina todo corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus; de uma mesma boca procede benção e a maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada ou doce."(Tg.3:1-12)





Nenhum comentário:

Postar um comentário